No entanto, algumas vezes essas as medidas para tratar a unha encravada em casa podem não ser suficientes, geralmente quando a área em torno da unha está muito vermelha, inchada ou com pus, podendo indicar que existe uma infecção no local.
Neste caso, é importante consultar um profissional de saúde, geralmente um dermatologista, que poderá indicar a aplicação de uma pomada contendo antibióticos ou mesmo indicar a cirurgia para aliviar os sintomas.
Passo a passo para desencravar a unha
Para tratar a unha levemente encravada e inflamada deve-se seguir o passo-a-passo:
1. Deixar o pé ou a mão de molho em água morna
Primeiro, deve-se deixar o pé ou a mão de molho em água morna ou quente por 10 a 20 minutos para deixar a unha mais maleável e aliviar a dor.
2. Tentar manter elevada a parte da unha encravada
Quando a unha está mais maleável, deve-se levantar o canto que está encravado com uma pinça e colocar um pedacinho de algodão ou gaze entre a unha e a pele, para mantê-la elevada. Isso permite que a unha cresça para fora da pele e também permite que seja adequadamente cortada.
3. Limpar adequadamente o local
Por fim, deve-se passar alguma solução antisséptica no local, como iodopovidona, por exemplo, para evitar que a região infeccione.
O que não fazer
Em caso de unha encravada não se deve cortar a parte da unha encravada, cortar a unha em “v”, nem colocar um curativo apertado. Estas medidas apenas pioram a unha encravada e aumentam o risco da unha encravar novamente.
Quando ir ao médico
É indicado procurar um dermatologista em caso de:
- Diabetes;
- Doença arterial periférica;
- Problemas da coagulação do sangue;
- Persistência da unha encravada;
- Presença de inchaço, vermelhidão e/ou pus;
- Dificuldade para andar devido à unha encravada.
Além disso, caso a unha encrave com muita frequência ou persista encravada por muito tempo apesar do tratamento, também é importante a avaliação por um dermatologista, uma vez que pode ser necessária cirurgia.
Tratamento da unha encravada com pus
O tratamento da unha encravada com pus geralmente envolve cirurgia e pomadas contendo antibióticos. Por isso, quando o dedo com a unha encravada apresentar pus além de dor, vermelhidão e inchaço, é importante a avaliação por um dermatologista.
Quando a cirurgia é indicada
A cirurgia para unha encravada geralmente é indicada em caso de infecção com pus, recorrência da unha encravada e quando o tratamento com elevação da unha ou corte não são suficientes para resolver o problema.
Nesse caso a cirurgia é feita com anestesia local e, na maioria dos casos, não é necessário retirar toda a unha. Em alguns casos, o médico ainda pode optar por aplicar um ácido, como o nitrato de prata, que destrói parte da unha que estava encravada, por exemplo.
Como evitar que as unhas encravem
Algumas medidas que evitam as unhas encravadas são:
- Evitar cortar as unhas muito arredondadas ou curtas;
- Preferir sapatos mais folgados;,
- Trocar de meias diariamente;
- Realizar a higiene dos pés adequadamente.
Comentários
Postar um comentário